Como congelar hortaliças corretamente

Nos dias atuais congelar os alimentos se tornou uma forma rápida e pratica para se alimentar melhor e também não desperdiçar comida.
Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas! (ex: cenouras, batatas, brócolis, couve-flor, berinjela, abóbora, beterraba, mandioquinha, batata doce, vagem, milho entre outros…)

1- Primeiramente separe os que deseja congelar, lave, retire as cascas que não são comestíveis (ou como desejar) e pique os alimentos de acordo como vai desejar preparar;

2- Coloque-os em água fervente por cerca de 2 minutos (alguns alimentos mais rígidos podem demorar um pouco mais), esse processo é o de branqueamento;

3- Retire-os da panela e os coloque imediatamente em água gelada, isso ajuda a preservar a textura, cor e sabor dos alimentos e aumentar sua durabilidade.
Depois seque-os bem;

4- Acondicione em recipientes de vidro e de plástico com tampa e saquinhos próprios para congelamento.
Nos potes de plástico existe um símbolo que indica se pode ser congelado, fique atento a esse símbolo para não estragar o recipiente.
Separe em porções para cada refeição e assim evitar o desperdício;

5- Alguns alimentos podem ir direto para panela sem descongelamento prévio, mas se preferir utilizar em algum prato frio coloque-o na geladeira um dia antes;

O prazo máximo para o consumo desses alimentos é de até 12 meses, ou seja, você consegue preservar durante muito tempo, uma dica é se você utiliza os saquinhos é colocar a data de validade escrita com caneta permanente, assim você não corre o risco de utilizar hortaliças passadas nas refeições.

Dicas

 

  • Cebolas: Apenas lavar e picar antes de congelar
  • Comida pronta pode ser congelada por até 3 meses
  • Vegetais folhosos e ovos não podem ser congelados

 

Veja também: Download Menu Semanal

Deixe um comentário